Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Blog Tools
Edit your Blog
Build a Blog
RSS Feed
View Profile
« July 2021 »
S M T W T F S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Entries by Topic
All topics  «
You are not logged in. Log in
orquideapuroamor

Thursday, 4 April 2019

um pouco de orquideas

uma das maiores famílias de plantas( Orchidaceae ) se nao a maior, espalhadas ao redor  de toda extensão do planeta chamada orquídea. Apresentando todo tipo de variação que se possa imaginar cores, tamanhos, formas, morando em todo o globo com exceção do extremo da antártida. maioritariamente epífitas, elas crescem sobre árvores,usando-as apenas como apoio orquídeas não são do tipo parasita. Conseguem sobreviver dos nutrientes que caem das árvores no solo ao alcance de suas raízes. Reproduzindo-se das mais variadas formas na natureza entre plantas a principal sendo a dispersão de sementes, mas no caso do cultivo através touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem. apesar da gigantesca quantidade de espécies e variações o uso de orquídeas comercialmente e baixíssimo se você desconsiderar o valor ornamental a planta, uma das poucas utilizações da planta e na produção de baunilha. sendo essa a mais conhecida. espalhadas ao redor do globo é válido ressaltar que alguns locais dispõe de um ampla variedade delas com alguns locais centrais, uma delas sudeste asiático, regiões montanhosas como a Andina na colômbia e equador, onde a um gigante número de espécies variadas de orquídeas. Outro local de grande porte em variedade e o escudo das guianas na venezuela ou mesmo a mata atlântica brasileira. em termos de quantidade podemos fazer a seguinte numeração a Colômbia saindo em primeiro com 4010 espécies registradas até o momento, seguido pelo equador com 3549, Nova guiné com 2717 e nós aqui no brasil com 2590 exemplares diferentes da espécie. em regiões tropicais úmidas, as orquídeas utilizam -se das gigantescas árvores para obter a luminosidade de que precisam sobrevivendo dos materiais a decomposição aos pés da árvore e água da chuva que lava as folhas da árvore.

Em regiões de clima mais temperado, onde relva e o dominante em vegetação, as orquídeas se mantém no chão como plantas terrestres, com suas raízes bem desenvolvidas e dependendo da situação com criação de tubérculos, equipando-as para resistirem ao frio e a neve ou a uma seca prolongada. agora passemos a um procedimento simples para efetuar plantio de uma orquídea. com uma muda em mãos comprada em alguma floricultura, ela pode ser plantada em quase todo local.  utilizando um vaso no caso utilize o vaso de modo que ele possua 2 dedos de profundidade a mais que o bulbo. antes de efetuar o plantio no vaso certifique-se de cortar raízes mortas que estejam na muda utilize uma tesoura para efetuar a poda dessas raízes para evitar danos a planta e nas outras raízes você vai pode identificar facilmente essas raízes devido a serem mais escuras e ocas . Não é recomendável efetuar o plantio em vasos muito grandes, devido a estes reter muita água, que pode levar a um ocasional apodrecimento das raízes.  se o tipo da muda for do tipo de haste longa, ela vai necessitar de uma estaca para se sustentar, arame,

plástico ou bambu e de amarrilho para manter a planta firme evitando que quebre sozinha devido ao peso ou dependendo da localidade uma forte ventania.

Assegure um local de boa luminosidade para que ela tenha captação de luz com facilidade, mas sem exagero na iluminação. Com pouca fonte de luz as folhas ficaram em uma tonalidade verde-garrafa, enquanto excesso de luz torna as folhas  amareladas. tente selecionar um local com um certo de nível de umidade em um área seca a planta ficará bastante desidratada. mas essa parte pode ser facilmente resolvida utilizando-se de um borrifador para espalhar água pelo local ou pode somente molhar o chão recomenda-se utilizar horários para fazer isso é durante o começo da manhã e no fim da tarde.

 

 


Posted by orquideapuroamor at 6:39 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post
a Bela Alamanda

 tradicionalmente utilizadas para decorar muros, paredes e até cercas as tradicionais trepadeiras, no tema deste artigo irei compartilhar uma trepadeira que possui uma flor belíssima .esta em especial com grande vontade de enfeitar e trazer beleza para o seu jardim. Conhecida como alamanda possuindo uma grande variedade de espécies, muitas delas cultivadas aqui no brasil, em especial a alamanda roxa, a mais conhecida para decorar e enfeitar jardins, atraindo borboletas e outros animais magníficos devido sua beleza e aroma que atrai os animais. em tratando da roxa ela é conhecida por diversos nomes devido a variedade de nomenclaturas em cada região, alguns deles são alamanda-cheirosa,alamanda-rosa, oléria e rosa-do-campo. Inserida dentro da família Apocynaceae, além disso incluída entre as trepadeiras mais amadas do brasil.

Diferente de suas irmãs, a alamanda-roxa pode ser facilmente cultivada em locais de clima mediterrâneo, presente em alguns continentes variados.Assim, como uma boa e velha trepadeira que se preze, ela adora climas subtropicais e tropicais e por isso, é uma das favoritas nos amplos jardins do brasil. É por esse motivo que ela uma das únicas plantadas em estados brasileiros, com a ajuda de sua alta adaptabilidade às variações climáticas

decorrente de tamanha zona tropical. graças a seu ciclo de vida perene, a espécie se desenvolve muito melhor em climas quentes, onde o sol bate forte, nao precisando de tanta sombra por perto. Devido a essas características  preferências climáticas ela adora o clima subtropical e o tropical. originária da américa do sul com ênfase no território brasileiro ela e mais uma das belezas naturais que enriquece nossa terra natal. como muitas de sua espécie ela cresce em média até uma altura de 3 metros, mas com os devidos cuidados, atenções ela pode ultrapassar essa marca com o tempo certo. detentora de uma ramagem muito volumosa com uma coloração bem curiosa. com grandes ramos um pouco arroxeados, dando um toque bem ornamental a especie.Com folhas num formato oval, sendo coriaceas, verdes e bastante brilhantes. agora vem sua característica mais marcante dentre a sua família ela possui flores de porte mediano com pétalas macias e um tom bastante fosco. possuindo diversas cores de acordo com a variação da espécie, mas em suma a planta possui em uma tonalidade envelhecida, puxados para o marrom, quase sendo cobre.  As mais comuns são o rosa, o roxo, o amarelo e o creme. Sua floração geralmente se estende por todo o periodo anual quando bem cultivada, obedecendo todas as regras de plantio.


 


Posted by orquideapuroamor at 6:36 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post
a Bela Leide da noite

 

 a dama da noite, pensei a princípio que fosse  uma rosa como qualquer outra, para minha surpresa  trata-se de um cacto chamada dependendo da região por vários nomes como cacto-orquídea, mandacaru,jamacaru e cordeiro. Seu nome em latim é Epiphyllum oxipetalum, membro da família dos  Cactaceae, originária da américa central e do brasil (brasileiríssima belíssima). Possuindo pelo em suas aréolas, e suas flores grandes, vistosas e coloridas, seus ramos achatados e suculento ricos em nutrientes para nossa saúde, em alguns casos chegando a ter triangulações. A planta é conhecida por sua beleza incomparável e apresentar como já disse anteriormente vários benefícios a saúde.note que só é recomendável ingeri-la na forma de chá. falaremos logo em seguida de mais detalhes dessa belíssima brasileira. Muito comum no nordeste brasileiro, ela e um pouco avantajada podendo facilmente chegar aos imponentes 5 metros de altura. existindo uma certa variedade de características na flor da noite, sendo que algumas irão ter espinhos e outras não . É uma planta guerreira que sobrevive as secas nordestinas, não necessitando de muita água para sobreviver, ela se hidrata utilizando apenas com a umidade do local e do orvalho. Passemos agora para seus efeitos médicos. seu chá e acompanhado do seguintes benefícios diurético,calmante,cardiotônico, estimulante e remineralizante.

riquíssima em vitaminas e minerais, a flor da noite ingerida como chá também pode

ser usada para combater: angia do peito,asma, excessivo fluxo menstrual, bronquite, catarro na bexiga, congestão cerebral, congestão no fígado, coriza,dismenorreia,enxaqueca,febre, hipertrofia do coração, insuficiência cardíaca congestiva, palpitações, problemas circulatórios, problemas pulmonares e reumatismo. Como acho que ficou bastante essa flor não é só uma plantinha bonita e uma guerreira nata orgulhosa de nascença aqui vai como prepará-la para obter essa companhia de saúde que ela traz consigo.

10 a 15 gramas do caule DESIDRATADO de flor da noite e 1 litro de água. Sao os ingredientes que voce vai precisa, coloque tudo em uma panela e deixe ferver por cerca de 15 minutos, tire do fogo e espera com a panela tampada. Tome o chá e consuma-o em temperatura ambiente ou morno. Caso queira adoçar o chá, o ideal é que seja utilizado o mel.

Caso sua intenção seja um efeito mais calmante adicione camomila durante o processo de fervura da água. a quantidade ideal e a de uma xícara de chá 3 vezes ao dia.

OBS: evite consumir sem estar desidratada a relatos de pessoas que não preparam corretamente desenvolvendo urticária, dermatite, queimação na boca e enjoo. atenha ao método correto e nao tera problemas.



Posted by orquideapuroamor at 6:32 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post
gentil e bela rosa negra

 

 em uma matéria recorrente o mito da  cor mais difícil de se crer, na sonoridade de sua cor e imponência a rosa negra. falarei um pouco de características de rosas e depois chegaremos ao principal, boa parte das rosas compõem-se de 5 lóbulos, podendo haver variações de rosas partidas em 7 lóbulos de orodos denteados. Maioria delas nascendo crescendo e ficando solitárias com 5 pétalas, com alguns estames, e como toda flor, possuem um ovário na inferior da flor. Algo que muitos de nós não sabemos  as rosas apresentam frutos pequenos que podem ser comestíveis e a maioria deles são de um tom avermelhado.

as rosas se apresentam como arbusto ou trepadeiras e acompanhadas de acúleos, que são uma tricoma que fica na superfície da planta e ainda no caule eles surgem bastante. muitas e muitas vezes confundidos com espinhos, devido a serem pontudos e rígidos como o próprio. Devido a realziaçao de milhoes de cruzamentos que ocorreram durante os séculos até os dias de hoje a uma variedade imensa de formas além de permitir  uma maior quantidade na variedade de pétalas, aromas e variedade de cores, como podemos observar nas floriculturas atualmente. Uma curiosidade sobre a história das rosas, cientistas acreditam que ela tenha nascido primeiramente nos jardins asiáticos há aproximadamente 5000 anos antes de jesus e há um tipo de rosa que é ainda mais antigo a rosa selvagem.

na antiguidade egípcios e também os assírios, dentre muitos outros povos já utilizavam a flor da rosa como um objeto para poder decorar e ostenta seus ambientes e recintos.

cito aqui também a questão das imperatrizes que eram apaixonadas pelas rosas, uma entre elas que teve uma dos maiores jardins dedicados a rosas foi a imperatriz josefina

a que orquestrou o "Chateau de Malmaison" que contava com uma das maiores coleções da europa impressionando qualquer amante admirador da beleza de uma singela poética flor. Agora a atriz central do tema chega ao palco. A rosa negra apesar de muitos acharem que não ela existe sim, mas são muito muito raras e difíceis de serem encontradas.

Originária da Turquia, com uma ajuda do avanço em tecnologias botânicas está começando a ser cultivada em outras localidades do mundo. Uma salva de palmas para os chineses que completaram a tarefa de  através de vários cruzamentos e tentativas com, diversas rosas até que finalmente, conseguiram padronizar a tonalidade negra da rosa. Admirada tanto por sua beleza descomunal como uma espécie de rosa

quanto sua coloração magnífica quase poética. As primeiras rosas híbridas foram feitas pela primeira vez em todo mundo no ano de 1867. Chamada em sua terra natal de Rosa de Halfeti. com um preço bem elevado começando com 200 reais um único botão da rosa negra. podendo obter uma quantidade de 100 sementes da rosa negra por um valor de 12 reais preço esse podendo variar dependendo do local.



Posted by orquideapuroamor at 6:30 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post
comunicação entre plantas

 

um novo horizonte e abri com relação ao estudo de plantas em geral realizado estudo por uma equipe de cientistas liderada por josé feijó, antigo investigador do instituto Gulbenkian da ciência atualmente, na universidade de maryland, nos EUA fez essa semana parte da capa da revista "Science" com uma proposta nova sobre um modelo de comunicação de plantas. Em base estão os seus mecanismos idênticos a receptores de glutamato, que nos animais  ajudam a transmitir os sinais nervosos de um neurônio para o outro.

Quando não funcionam bem, podem surgir problemas cognitivos. Em plantas parecem ser fundamentais ao nível de reprodução, crescimento e defesa contra pestes.

Trabalho esse em conjunto com investigadores da universidade de maryland e do IGC, e imagem na capa da revista "Science" da flor de uma planta chamada Arabidopsis,

contendo grãos de pólen azul foi feita ainda em Oeiras, contou ao josé feijó, na altura por um doutorando da equipe, pedro lima. Com a ajuda deste investigador ajuda a perceber de uma forma diferente o que está em causa. Nos, animais esta substância de nome complicado glutamato é liberada por um neurônio e liga-se aos receptores, como antenas, do neurônio seguinte, que vão abrindo os seus canais para entrada de íons, nomeadamente de cálcio, que vão ativar os impulsos elétricos necessários para  o cérebro funcionar normalmente. A equipe chegou a descobrir que no caso das plantas, estes receptores são essenciais na comunicação que ocorre dentro de cada célula. Descobrindo semelhança essa, podemos questionar haver uma forma de inteligência vegetal??? " o termo inteligência e complicado a utilização de definir e usar no caso das plantas por que nao ha um órgão ou órgãos que centralizados como e no caso dos animais contendo um sistema nervoso, que abriga a capacidade de analisar os estímulos ambientais e realizar uma ação decorrente disso", explica o investigador. continuando " há evidência cabal que todas as células vegetais tem capacidade, de forma autônoma de receber estímulos externos, comunicando internamente as informações e tomar decisões sob a melhor forma de reagir aos estímulos, seja ele de forma ambiental, de desenvolvimento ou de resposta imunológica". Prova disso, exemplifica, que certas plantas carnívoras, conseguem contar o número de impulsos mecânicos nos órgãos carnívoros, para decidir de que se trata de uma gota de chuva ou um grão de areia permanecendo aberta e se for um inseto fechando se o inseto é grande ou pequeno produzindo mais ou menos enzimas digestivas.

 


Posted by orquideapuroamor at 6:26 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post
sejam bem vindos adoradores da natureza

boas vindas ao ( nome da web 2.0 ), criado para compartilhar conteúdos relacionados a questões de jardim em geral como adubo, tipos de areia para determinadas espécies de plantas e cogumelos, traremos o máximo de noticias atuais na descoberta de novas plantas ou resultados de pesquisas médicas com a utilização de plantas no processo.

Caso seja solicitado podemos vir a fazer uma cobertura dependendo dos pedidos.

uma breve curiosidade para vocês amantes de jardim ou plantas em geral.

A linguagem desvendada das plantas e suas técnicas, com os vários estudos realizados ao longo dos anos descobrimos nao so as plantas podem se comunicar como a uma diversidade na questão métodos utilizados por diferentes espécies para realizar tal comunicação, algumas delas através do processo de comunicação são inclusive capaz de se tornarem mais resistentes a animais herbívoros como fortalecer suas folhas e aumentar a resistência de seus frutos em casos de árvores frutíferas. baseado em um estudo realizado no instituto de ciências carnegie, nos estados unidos os pesquisadores Seung Yon e Lee Chae. revelaram uma mecanismo de comunicação e defesa de vegetais. o Estudo descobriu que os genes responsáveis por sintetizar metabólitos especializados, têm funções específicas para o  desenvolvimento e sobrevivência das plantas são diferentes do restante dos genes do vegetal. eles evoluem, organizam-se do dna e são ativados de forma diferente.

 


Posted by orquideapuroamor at 6:24 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post

Newer | Latest | Older